segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Imaginar a Vida

Espetáculo criado por alunos da Guarda Mirim de Londrina retrata a alegria da vida, com música, dança, teatro de sombras e malabares.


O Imaginar a Vida começou como um pequeno teatro e se tornou um grande espetáculo. Surgiu como um trabalho interdisciplinar dos cursos de Artes Plásticas, Artes Cênicas. ASA (Aprendizagem em Serviços Administrativos) e Musicalização da Guarda Mirim de Londrina. A montagem do espetáculo teve como objetivo suscitar nos alunos e no público uma tomada de consciência sobre a necessidade de ver a vida de uma forma diferente, de modo surreal, indo além da consciência cotidiana, buscando expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos, ao mesmo tempo em que são levados a compreender, por via do trabalho em equipe, a importância do outro e de si.
Deste modo, o público é convidado a visualizar a capacidade e empenho dos jovens alunos da instituição, que comprovam sua força e potencial transformador, através deste grande espetáculo que envolve desde a manipulação de bonecos (que propõem uma relevante discussão sobre a liberdade) e o teatro de sombras (propondo uma união entre a música e a imagem) à malabares, acrobacias e pernas de pau; propondo um belo enlace entre o mundo do teatro e do circo.


Exemplos desse potencial ficam claros nos relatos dos alunos participantes, o crescimento e desenvolvimento estão presentes em suas falas:


“Este foi meu primeiro espetáculo, gostei muito, dei o melhor de mim (...) o público, assistindo o espetáculo, me deixou muito emocionado; me deu um sentimento de superação” (Jackson, 15 anos, Aluno da Guarda Mirim de Londrina).

“Antes de participar do espetáculo, era muito tímido (...) o espetáculo me ajudou a perder a timidez, aprendi a ter responsabilidade, adquiri experiência na área do circo, autoconfiança, e autoestima” (Guilherme, 14 anos, Aluno da Guarda Mirim).

“No começo senti um pouco de vergonha, mais logo perdi. Senti uma emoção muito forte, algo quase inexplicável, Imaginar a Vida é uma música, a ideia foi do professor em conjunto com os alunos; foi um trabalho em grupo. O espetáculo me ensinou a ter mais responsabilidade, autocontrole e respeito” (Mayara, 15 anos, Aluna da Guarda Mirim).

Nesse sentido, o evento é um convite a imaginarmos um mundo de sonhos repensando e recriando nossa realidade; já que “na imaginação criamos e transformamos, damos vida e encanto aos sonhos ainda não vividos...” (Saddock). Assim, o espetáculo destes protagonistas, transporta a platéia para um mundo mágico repleto de alegria e emoção ao mesmo tempo em que dá expressão ao potencial transformador destes grandes adolescentes.           


Texto do aprendiz Gabriel de Paula a partir do folder do espetáculo produzido pelo Curso de Auxiliar Administrativo




Nenhum comentário:

Postar um comentário