segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sou da Guarda!

Relato da aprendiz Iandory sobre o dia a dia na Guarda Mirim de Londrina. 

A Guarda Mirim de Londrina atende a jovens com o objetivo de encaminham-los à vida profissional, em regime de aprendizado; no qual o aluno através de conhecimentos teóricos e práticos, mediante convênios com empresas, se inicia no primeiro emprego. Mas, independente desta contribuição da Instituição, muitos, ainda hoje, desconhecem o trabalho feito pela instituição.
Tendo em vista está desinformação e considerando que o produto final da Guarda Mirim de Londrina é o cidadão consciente, ou seja, jovens capazes de lidar com a liberdade e a responsabilidade que está acarreta, sentimos a necessidade de criar um quadro – chamado a partir de agora de “Sou da Guarda!” - para estes grandes jovens que a instituição ajudou a aflorar.
Em nosso primeiro “Sou da Guarda !” teremos a aprendiz de auxilio administrativo Iandory Tayne que  tem dezessete anos de vida e quase quatro anos de Guarda Mirim.
A jovem relata que mudou sua impressão sobre a instituição logo no início:
“Quando entrei (na Guarda Mirim de Londrina) me surpreendi totalmente, pois vi que não era nada do que imaginava.”
Atuando a quase dois anos em uma empresa do ramo da eletricidade - Nishi Power -  a aprendiz revela como é sua atuação no curso de aprendizagem promovido pela Guarda Mirim de Londrina e o quanto está experiência ajudou em seu amadurecimento:
“Estou atuando na empresa dentro da área financeira, na qual faço pagamentos de contas, depósitos para funcionários e fornecedores e todas as terças-feiras participo do projeto de aprendizagem (na Guarda Mirim).
Com as oportunidades oferecidas, hoje eu digo que a Guarda é um lugar para preparar o adolescente, ajudando-o a ingressar no mercado de trabalho e fazendo com que ele tenha uma visão ampla do futuro profissional.
(...) o curso me ajudou na escolha profissional, na qual não tenho dúvidas sobre a área.”
Neste sentido, podemos dizer que a Guarda Mirim de Londrina prepara o adolescente para o mercado de trabalho, fazendo com que o adolescente desenvolva sua autonomia. Assim, podemos dizer, com base na fala da aprendiz Iandory, que a Instituição tem cumprido com sua missão: “Promover o direcionamento social, educacional e profissional do adolescente qualificando-o para o mercado de trabalho, visando a transformação de sua realidade”


Texto e reportagem de Camila Bueno da Silva e Luana Guedes da Silva, ambas do Curso de Auxiliar Administrativo da Guarda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário